Desde o início das eleições no formato com urna eletrônica, em 1996, é a primeira vez que Itajubá tem tantos candidatos a prefeito numa eleição municipal. Ao todo, seis pessoas disputam uma vaga para o Executivo Municipal. A reportagem da Rádio Itajubá preparou um resumo sobre a vida e o currículo dos atuais candidatos.
Christian Gonçalves Tiburzio e Silva: é nascido em Pouso Alegre (MG) e tem 41 anos. Formado em Economia, é casado e vice-prefeito desde 2013 pela gestão Rodrigo Riera (MDB). Atualmente, é filiado pelo Democratas (DEM), mas já teve passagens pelo Partido da República (PR), atual Partido Liberal (PL), quando foi eleito vereador em 2004, com apenas 25 anos.
Também teve passagens pela Câmara Municipal entre 2008 e 2012, quando foi suplente na função de agente público no Legislativo. Tenta agora a eleição pela prefeitura ao lado do farmacêutico Nilo Baracho, ex-secretário de Saúde da cidade.
Douglas Martins: é o candidato pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Ele é formado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) em 2008. Hoje, exerce o cargo de Analista em Ciência e Tecnologia no Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), onde é servidor público desde 2013.
Douglas Martins é mestre em Gestão Social de Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), título obtido em 2011. Martins se declara defensor da bandeira ambientalista e professor por vocação. Sua vice é a médica Jaqueline Marotti.
Ricardo Luiz Ferreira de Mello: mais conhecido como Dr. Ricardo Mello, é candidato pelo Progressistas para a prefeitura de Itajubá. Nascido no Rio de Janeiro (RJ), vive em Itajubá há 33 anos. Formado em Medicina, se destacou à frente da ONG SOS Vida, antigo SOS AIDS.
Em 2012, foi eleito vereador pelo Partido da República (PR), atual Partido Liberal (PL). Em 2016, foi candidato a prefeito de Itajubá pelo partido Rede. Seu vice é José Raimundo Santi, atual vereador pela Câmara Municipal de Itajubá.
Ricardo Zambrana: candidato pelo Partido Verde (PV), é cirurgião dentista, graduado pela antiga Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas, atual Universidade Federal de Alfenas (Unifal), em 1992. Foi eleito vereador pelo Partido Verde (PV) em 2016. Esteve à frente de entidades de classe da odontologia na cidade de Itajubá, como a regional da Associação Brasileira de Odontologia (ABO).
Também foi representante do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CROMG), Delegado do Sindicato dos Odontologistas do Estado de Minas Gerais (SOMGE) e membro do Conselho Municipal de Saúde por mais de 10 anos. Além disso, foi secretário de Saúde durante o primeiro mandato de Rodrigo Riera (MDB), entre 2013 e 2016. Tenta o cargo de prefeito ao lado da professora e pedagoga Neide Hiene, ex-diretora da Escola Estadual Novo Tempo de Educação Especial.
Roberto Garcia Sorgi: candidato pelo Partido Social Democrático (PSD), é mais conhecido como Dr. Roberto Bob. É médico especialista em cirurgia geral e empresário da área da saúde. Com 50 anos de idade, nasceu na cidade de Barretos (SP) e mora há 32 anos em Itajubá, quando veio estudar da Faculdade de Medicina da cidade. Sorgi é proprietário da Clin-Med Serviços Hospitalares, empresa especializada na gestão de saúde.
Com 20 anos de atuação, hoje, a empresa está em 43 municípios, sendo 41 distribuídos em Minas Gerais e outros dois no estado de São Paulo. Na política, ingressou no PSC (Partido Social Cristão), quando foi candidato a deputado estadual, porém não foi eleito. É candidato ao lado de Ana Angélica Santos Marinho, funcionária pública aposentada pela Universidade Federal de Itajubá (Unifei).
Roberval Rymer da Silva Carvalho: candidato pelo Podemos – antigo PTN, nasceu na cidade de Pedralva (MG) em 1945. Professor Roberval, como é conhecido, se formou em 1973 no curso de Engenharia Mecânica, na antiga Escola Federal de Engenharia de Itajubá, atual Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Tem mestrado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Foi professor no Centro Universitário de Itajubá (FEPI), na Fundação Municipal de São João del-Rei, atual Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e na Faculdade de Ciências Econômicas do Sul de Minas (Facesm) entre 1998 e 2008, além de ser professor aposentado pela Unifei. Foi presidente do Clube Itajubense de 2000 à 2006 e presidente da Vila Vicentina de Itajubá de 2016 à 2019. Sua vice é a médica Érika Vianna.