A paralisação de partes das linhas de ônibus começou nesta segunda-feira (2) em Itajubá pela Expresso Valônia, responsável pelo transporte coletivo na cidade. A empresa havia anunciado a medida na última sexta-feira, 30 de julho, que causou grande repercussão no município.
Diante da situação, a prefeitura anunciou que notificou a Valônia na tarde de sexta-feira, 30 de julho. Segundo a administração municipal, a Lei 2498/2003, obriga a empresa de transportes a informar à prefeitura, com 90 dias de antecedência, sobre qualquer possível ação de paralisação dos seus serviços.
Por outro lado, a Valônia notificou a prefeitura novamente na sexta-feira. A informação foi confirmada pelo gerente, Romeu Fiuza, nesta segunda-feira (2). Ele havia afirmado que a empresa já havia notificado a prefeitura há cerca de 30 dias.
Além da notificação, a prefeitura realizou fiscalização do serviço de transporte no sábado, 31 de julho, e no domingo, 1º de agosto. Fiscais do Detranit (Departamento de Trânsito de Itajubá) e do Procon vistoriaram os veículos para verificar se as linhas e horários são cumpridos.
De acordo com a Valônia estão suspensas as linhas: Cruzeiro-Cafona, Rio Manso-Mercado, Freire-Mercado e Rebourgeon- Medicina via Piedade. Aos sábados as linhas funcionam até às 14h e aos domingos não há itinerário.
Segundo o gerente da Valônia a paralisação acontece em meio a crise econômica que a empresa tem passado por conta da pandemia do novo coronavírus e a decisão ocorreu por falta de combustível.
Fiuza afirmou que a Valônia priorizou as linhas com maior demanda, para não prejudicar os trabalhadores que usam o coletivo para chegarem ao trabalho. O Expresso Valônia alega apresentar problemas financeiros desde maio de 2020.