Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública implementou uma iniciativa para reaproveitamento de plástico e preservação ambiental no Presídio de Itajubá. O projeto Recicla PET transforma cerca de 250 garrafas plásticas trazidas pelas famílias dos detentos durante visitas em vassouras ecológicas, doadas à comunidade. Três detentos trabalham na iniciativa, produzindo cerca de 70 unidades por mês.
As vassouras já foram enviadas para vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Instituições de Itajubá, como o Asilo Vila Vicentina, também receberam os materiais desde o início da produção no presídio, em abril deste ano.
O trabalho do Recicla PET contribui para a ressocialização dos detentos, permitindo que aprendam um ofício útil após o regime de reclusão. Para cada três dias trabalhados, eles abatem um dia na pena.
“Com este projeto, utilizamos parte do material que seria descartado na natureza de forma mais responsável e oferecemos mais vagas de trabalho para os custodiados”, destacou o diretor do Presídio de Itajubá, Marcelo Castro.
Um dos participantes, Jeovani Braga da Silva, contou como a experiência no projeto tem sido importante. “É muito gratificante participar dos projetos. Senti grato pela oportunidade de ajudar o próximo e ainda aprender dentro do presídio. Faço tudo como se estivesse fazendo para minha própria família”, ressaltou.
OUTROS PROJETOS. Além do Recicla PET, o Presídio de Itajubá realiza outras seis ações voltadas para a ressocialização dos presos.
A Horta Solidária doa cerca de 800 quilos de hortaliças a escolas, creches e asilos da região por mês. O projeto Pedalando para o Futuro reforma bicicletas apreendidas pela GCM e doa para crianças carentes.
Por meio do projeto Boneca de Pano, presos confeccionam bonecas a partir de materiais descartados por empresas parceiras do presídio. Todos os itens são doados.
No dia 25/6, parte dos produtos fabricados na unidade foram sorteados às crianças do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Foram entregues quatro bicicletas reformadas e 40 bonecas.
Fonte: Agência Minas