
O Rei Pelé, maior jogador de futebol do mundo, bateu muitos recordes em sua carreira. Mas, seu pai, Dondinho, conseguiu o único feito que o filho não executou. Enquanto jogava pelo Yuracan de Itajubá em 1938, o craque fez cinco gols de cabeça em uma partida. Pelé, que faleceu nesta quinta-feira (29) aos 82 anos, lembrou em um livro da história.
A marca de Dondinho foi alcançada em uma partida que teve goleada contra o Smart Futebol Clube, principal rival do Yuracan, ele marcou cinco gols de cabeça na vitória do time de Itajubá por 6 a 2.
Pelé marcou 1.282 gols durante toda a carreira. O pai de Pelé brincava que esse era o único recorde de gols que o filho não conseguiu bater.
“Isso é uma viagem, me fez lembrar de quando meu pai dizia que o único recorde de gols que não consegui bater foi o dele, Dondinho, que fez cinco gols de cabeça no mesmo jogo. Ele tinha um jornalzinho lá de Três Corações que falava desses gols, e eu tenho esse legado que fica para a nova geração. São tantas histórias”, contou Pelé no lançamento do livro.
O Yuracan Futebol Clube foi fundado em 1934, por ex-alunos do Instituto Eletrotécnico de Itajubá, hoje a Unifei (Universidade Federal de Itajubá). O nome Yuracan é de origem indígena e quer dizer “fogo que desce a montanha”.