O presídio de Itajubá possui diversos projetos de ressocialização, um deles tem beneficiado várias instituições da cidade, a produção de hortaliças. Uma nova remessa da produção foi entregue nesta quinta-feira (3).
De acordo com o diretor do presídio José Roberto dos Reis Fernandes, dois presos trabalham constantemente na horta e as mudas foram doadas pela unidade prisional de Botelhos, por empresas e pela comunidade. “Todas as hortaliças produzidas tem a exclusiva finalidade de doação para instituições de Itajubá”, diz.
Entre as instituições beneficiadas estão: Lar Anjo Acolhedor, Santa Casa, Hospital de Clínicas, Vila Vicentina, APAE, CAIDI, Lar da Providência, Hadassa, Instituto Padre Nicolau, Centro de Apoio Sagrado Coração e Projeto Irmãos de Rua.
O diretor explicou ainda que são selecionados para participar os detentos com bom comportamento. Eles obtém a remissão da pena e a cada três dias trabalhados, diminui um do que deve ser cumprido.
De acordo com ele, a iniciativa é importante nesse momento da pandemia de covid-19. “É uma das maneiras que a gente busca para tentar contribuir com as instituições, bem como empregar a mão de obra carcerária. Estamos passando por uma pandemia, onde as vagas de emprego na unidade foram suspensas. Então estamos buscando alternativas”, conclui.