Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A Mahle de Itajubá tem cerca de 2400 funcionários. Com a pandemia do novo coronavírus a empresa e o sindicato entraram em negociação para minimizar os impactos aos trabalhadores. O programa Espaço Livre desta segunda-feira (20), recebeu o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Itajubá, Paraisópolis e Região, José Carlos dos Santos.
O sindicalista explicou que foram realizadas três reuniões com a Mahhe, a última no dia 13 de abril. Nesta ficou definido o retorno gradativo de 40% dos funcionários. “40% do funcionários retomam até amanhã. Eles terão redução de 25% nos salários e a jornada reduzida”, diz.
Santos esclareceu ainda que o restante dos trabalhadores estão no sistema Lay-off, nele os contratos estão suspensos por dois meses e o empregado fica em casa recebendo. “Lutamos para os de Lay-off manter os benefícios, como cesta básica, convênios médicos e odontológicos, auxílio creche e seguro de vida”, relata.
A Mahle de Mogi Guaçu demitiu 400 operários. O sindicato de Itajubá tentou estender a garantia aos operários por mais tempo, porém na negociação ficou o prazo do Governo Federal, dois meses. “Estamos torcendo para que quando chegar o dia 2 de maio, a demanda tenha melhorado e chamem mais trabalhadores que estão em casa, pois estão todos com medo de demissão. Quem está em Lay-off, se for demitido futuramente, perde o direito ao seguro desemprego e vamos lutar contra isso”, conclui.