Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A cidade de Itajubá foi contemplada com quatro médicos do programa Mais Médicos, conforme anunciado pelo Ministério da Saúde na segunda-feira (1º). A novidade faz parte do lançamento de um novo edital do programa, que abre inscrições a partir das 7h de terça-feira (2) e se estende até às 18h de sábado (6).
Este ano, o edital do Mais Médicos traz uma inovação significativa: a implementação de uma política de cotas. Do total de vagas disponíveis, 20% serão reservadas para grupos étnico-raciais, incluindo pessoas negras, indígenas e quilombolas, e 9% para pessoas com deficiência. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou pela rede social X a importância dessa inclusão, reforçando o compromisso do governo com a diversidade e a equidade.
Podem se inscrever médicos formados em instituições de educação superior brasileiras ou com diploma revalidado no Brasil, além de médicos brasileiros e estrangeiros formados no exterior. É necessário também ter registro no Conselho Regional de Medicina. Os médicos selecionados receberão uma bolsa mensal de R$ 14 mil reais.
Para Itajubá, foram disponibilizadas quatro vagas: duas para ampla concorrência, uma para pessoas com deficiência (PCD) e outra para grupos étnico-raciais. No Sul de Minas, a iniciativa beneficiará 23 cidades, com um total de 34 vagas. Poços de Caldas lidera a lista com cinco vagas, seguido por Itajubá com quatro, e Alfenas com três.
Na Região Imediata de Itajubá, além da própria cidade, Brazópolis será a única a receber um médico do programa neste momento.