ITAJUBÁ RECEBE FORÇA-TAREFA DO GOVERNO DE MINAS PARA AVALIAR SITUAÇÃO DA COVID-19
Uma força-tarefa da Secretaria de Estado de Saúde está na manhã desta sexta-feira (28) em Itajubá, para adotar medidas emergenciais por causa do aumento de internações de pacientes com covid-19 e a indisponibilidade de leitos na região. O objetivo da iniciativa é intensificar o plano de ação e preparar o sistema de saúde em uma possível terceira onda do novo coronavírus.
A comitiva é composta por técnicos da Superintendência de Redes de Atenção à Saúde do Governo do Estado e passa pelos dois hospitais da cidade, Hospital de Clínicas e Santa Casa de Misericórdia. Além disso, a comitiva deve se reunir em frente à prefeitura com representantes da saúde do município.
Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (27), Fabio Baccheretti, secretário de Saúde do Estado, afirmou que o Sul de Minas é uma das regiões mais preocupantes da pandemia. “Teve nos últimos dias aumento importante de pessoas esperando leito de terapia intensiva”. A fila de leitos de UTI subiu de 208 para 269 na região, alta de 29,3% em uma semana.
Entre as medidas adotadas pelo governo de Minas para aliviar um colapso no Sistema de Saúde está a transferência de pacientes para outras cidades. Baccheretti afirmou que já foram feitas transferências de pessoas internadas do Sul de Minas para a macrorregião de Juiz de Fora.