A comissão que coordena a vacinação em Minas Gerais aprovou nesta quinta-feira (20) 47 municípios para receberem a vacina da farmacêutica Pfizer e Itajubá será contemplada. O estado recebeu 64.250 doses do imunizante e a distribuição para as Unidades Regionais de Saúde (URSs), que repassa aos municípios, terá início na próxima segunda-feira (24).
A quantidade de vacinas que cada cidade receberá ainda não foi divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
Além das diretrizes do Ministério da Saúde, os critérios estabelecidos para cada município receber o imunizante da Pfizer são: população acima de 79 mil habitantes, ter equipe capacitada para a administração da vacina e menor distância da sede da regional de saúde, por conta da logística no transporte, pois a vacina deve ficar armazenada entre -15°C à -25°C.
Segundo nota da Agência Minas, as unidades de saúde selecionadas deverão agendar a vacinação de um total de pessoas compatível com o consumo de 100% das vacinas a serem recebidas em no máximo 4 dias, a contar da data agendada para recebimento das doses.
Além da vacina da Pfizer, a regional de Pouso Alegre, que Itajubá faz parte, deve receber doses da CoronaVac na próxima semana. São 2.080 imunizantes a serem distribuídos para os 53 municípios pertencentes à unidade.
Estão sendo vacinadas em Itajubá pessoas com comorbidades acima de 40 anos e pacientes com deficiência permanente grave cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), também com 40 anos e mais. Até o momento, 21.830 pessoas já foram vacinadas no município.