O Hospital de Clínicas de Itajubá anunciou nesta quarta-feira (4) que, a partir do dia 10 de janeiro, as cirurgias eletivas, consideradas não urgentes, serão retomadas na unidade de saúde. Os atendimentos do pronto-socorro, que não forem de urgência e emergência, continuam suspensos.
No dia 21 de dezembro de 2022 o hospital anunciou que estavam suspensos os atendimentos não urgentes no pronto-socorro e, também, cirurgias eletivas e não emergenciais. O motivo seria os aumentos nos casos de Covid-19 na cidade.
Naquele momento, foi anunciado ainda a reabertura da Unidade Especializada em Síndromes Respiratórias Agudas, pois havia aumento expressivo de internações de pacientes com síndrome respiratória aguda e Covid-19, por isso, a suspensão de alguns serviços se deu necessária.
Itajubá é uma das cidades do Sul de Minas com mais mortes registradas pela infecção em dezembro. Entre os dias 5 e 19, foram registrados na cidade mais de 532 casos da doença, com quatro mortes.
Segundo o último boletim da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) desta quarta-feira (4), Itajubá acumula até o momento 24.634 casos de Covid-19 e 484 óbitos desde o início da pandemia.