Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Pronto-socorro do Hospital está fechado e cirurgias eletivas estão suspensas; direção alega que superlotação levou a colapso na unidade hospitalar
O Hospital de Clínicas de Itajubá suspendeu o atendimento no pronto-socorro e também as cirurgias eletivas. O anúncio foi feito em ofício enviado às secretarias de saúde da região nesta quinta-feira.
A direção do hospital alega que a superlotação de pacientes “fez com que a unidade hospitalar entrasse em colapso”. No ofício, assinado pelo diretor do HCI, Rodolfo Cardoso, e pelo Presidente da Associação de Integração Social de Itajubá (AISI), Kleber Lincoln Gomes, não há a informação de quanto tempo o pronto atendimento do hospital ficará fechado.
Na tarde desta quinta-feira, somente eram atendidos no pronto-socorro do hospital casos de urgência e emergência e pacientes levados pelo Samu. Um guarda monitorava a porta do pronto atendimento.
Os responsáveis pelo hospital afirmam que vários motivos levaram ao colapso que culminou na suspensão do atendimento, entre eles, o aumento de pacientes de outros municípios. Eles afirmam que é preciso um entendimento entre as autoridades neste sentido.
A alta rotatividade de funcionários do hospital depois da pandemia também foi um dos motivos alegados por eles. Segundo Cardoso e Gomes, o processo é ainda agravado devido aos concursos públicos municipais que “oferecem um salário maior para funções com atividades reduzidas e carga horário minorada.” Eles alegam ainda que há um baixo número de profissionais disponíveis no mercado.
“O sistema está em flagrante colapso, não podendo a instituição ser penalizada devido à fatores externos à sua vontade”, informa o ofício. Segundo eles, a medida se faz necessária para evitar que casos menos graves prejudiquem os atendimentos mais complexos.
A Prefeitura de Itajubá ainda não se manifestou sobre o assunto. A Prefeitura de Wenceslau Braz informou que a unidade básica do município fica aberta das 7h às 21h e aconselhou que fora desse horário, caso situação de urgência, a população deve ligar para o Samu.