O Governo de Minas autorizou um retorno às aulas presenciais em regiões que estão na Onda Vermelha do Programa Minas Consciente. A decisão ocorreu após reunião do Comitê Extraordinário Covid-19 nesta quinta-feira (1º) e foi anunciada com exclusividade pela deputada Laura Serrano (NOVO).
Em conversa com o jornalismo da Rádio Itajubá FM, a parlamentar afirmou que a decisão ocorreu após análise técnica do comitê e que as aulas presenciais serão regredidas apenas na Onda Roxa, mais restritiva, do programa.
“Nas últimas três semanas houve redução consistente no número de casos e média móvel e de óbitos. O que nos permite concluir que as medidas executadas pelo Governo de Minas foram bem sucedidas nas macro regiões que estavam na Onda Vermelha; permitindo o tão esperado retorno”, afirma a deputada.
De acordo com Laura, a volta das aulas presenciais deverá ser autorizada pelas prefeituras. Anteriormente as aulas presenciais só poderiam ser liberadas para as regiões que estavam na Onda Amarela do programa.
Em nota, o comitê afirma que a decisão foi tomada após uma análise criteriosa dos dados relacionados à pandemia. “Segundo informações apresentadas nesta quinta-feira (1/7), a incidência da covid-19 em Minas Gerais reduziu 22% nos últimos 14 dias e 9% na última semana. Já o número de solicitações de internações diminuiu 22,64%”, afirma.