Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Músicas recentes:
Veja as músicas que já tocaram por aqui.

ERROS NOS BOLETINS EPIDEMIOLÓGICOS COLOCAM EM XEQUE INFORMAÇÕES DA SECRETARIA DE SAÚDE

Os boletins epidemiológicos são canais oficiais para divulgação de infectados, suspeitos e pessoas que morreram do novo coronavírus. Os Informativos ajudam a traçar estratégias no combate à pandemia. Porém, em Itajubá, dados imprecisos e informações incorretas têm colocado em xeque a credibilidade dos dados divulgados sobre a covid-19 pela Secretaria de Saúde. As constantes falhas foram identificadas pela população nas redes sociais e confirmadas pela reportagem da Rádio Itajubá.

A primeira divergência está na divulgação dos números de infectados. Na segunda-feira (6), o boletim epidemiológico informava que a cidade tinha três pessoas aguardando resultados de testes. No dia seguinte, na terça-feira (7), o boletim confirmou cinco novos casos diagnosticados por exames. De acordo com os dados, duas pessoas foram deixadas de lado na relação de pacientes que aguardavam testes no boletim informado no dia anterior.

O mesmo caso aconteceu na sexta-feira (3), quando a cidade tinha apenas uma pessoa aguardando resultado de exame. No boletim do dia seguinte, no sábado (4), a prefeitura confirmou sete novos casos de covid-19 por meio de testes. Nesse caso, a subnotificação foi maior. Ao todo, a situação de seis pessoas não foi informada pela Secretaria de Saúde no boletim de um dia antes.

O surgimento rápido de novos casos chama a atenção, já que a Anvisa determina que o teste rápido deve ser feito apenas oito dias após o início dos sintomas. “Este período entre o início dos sintomas e a detecção dos anticorpos em exames é chamado de janela imunológica”, diz a agência. Por conta disso, há a ideia de que diversos casos suspeitos de covid-19 estejam sendo omitidos pela prefeitura.

No boletim de quinta-feira (4), outra informação imprecisa destaca o número de pessoas de Itajubá internadas. No texto divulgado no site da prefeitura, há a informação de que duas pessoas da cidade estão hospitalizadas no Hospital de Clínicas com covid-19 e nenhum na Santa Casa. Entretanto, na arte de divulgação, o número divulgado indica quatro pacientes da cidade hospitalizados. Com as informações, a prefeitura deixa de evidenciar a situação de duas pessoas que estariam internadas em outras instituições com covid-19.

No boletim de domingo (5), outro erro foi cometido. Na arte informativa divulgada nas redes sociais, a prefeitura informa o dia errado. Segundo a divulgação, o boletim era referente ao dia seguinte, segunda-feira (6). Após críticas nas redes sociais, a prefeitura corrigiu o erro.

A reportagem da Rádio Itajubá tentou contato com a Secretaria de Comunicação para saber o porquê das informações discrepantes, mas não recebeu retorno até a publicação.

Deixe seu comentário:

Menu

Contato

Telefone:

(35) 3623-1333

Telefone Comercial:

 (35) 9.9193-3634

E-mail:

radioitajuba107fm@yahoo.com

Endereço: Rua: Barão do Rio Branco, 342, Boa Vista, Itajubá, MG, Brazil

Curta no Facebook