Dados da Secretaria Municipal de Saúde mostram que os casos confirmados do novo coronavírus aumentaram cinco vezes em Itajubá, nos últimos 30 dias. Segundo o boletim epidemiológico desta quinta-feira (30), são 445 casos acumulados da doença, no dia 30 de junho eram 89.
Os números colocam Itajubá como a terceira cidade do Sul de Minas com a maior quantidade de casos notificados da doença, a cidade passou Poços de Caldas essa semana. Em primeiro lugar está Pouso Alegre seguida por Extrema, ambas com quase mil registros do novo coronavírus.
Os casos suspeitos também aumentaram consideravelmente nos últimos 30 dias. No final de junho eram 263 pacientes com síndrome gripal. No boletim desta quinta-feira, 1243 pessoas tiveram quadro suspeito para covid-19, um aumento de 372,62 %. A maioria desses pacientes estão em isolamento domiciliar.
Ao todo, seis pessoas morreram pela doença na cidade. Além da morte de um paciente de 81 anos confirmada ontem, a prefeitura divulgou no domingo (26) que duas idosas, de 66 e 84 anos, faleceram por conta do novo coronavírus. No dia 12 de junho, um homem de 53 anos, funcionário da Imbel, também faleceu por conta da covid-19. Além dele, outras duas idosas, de 69 e 63 anos, morreram da doença. Todos apresentavam comorbidades. Outros dois óbitos seguem em investigação.
Há pouco mais de 15 dias a prefeitura anunciou que deu início a uma pesquisa para estimar a taxa de transmissão por bairros, com a testagem de mil pessoas assintomáticas. Porém, até agora não divulgou como esse processo está sendo feito, nem os resultados parciais da pesquisa.