O Corpo de Bombeiros combateu um incêndio na manhã deste domingo (8) em Itajubá. As chamas consumiram 2 mil m² de vegetação na rua da Abolição, próximo à Escola Wenceslau Neto, antiga Granja, no bairro Vila Poddis.
De acordo com os militares, o combate demorou cerca de duas horas e a chamas podiam colocar em risco casas próximas do local, pois é uma região populosa. Foram utilizados em torno de 5.500 litros de água.
Segundo o subtenente do Corpo de Bombeiros, Jaime Campos, a corporação tem redobrado os trabalhos preventivos no período de estiagem e agosto é um mês com muitas incidências de incêndios.
Campos ressalta que a população deve se atentar e não colocar fogo em pastagens ou terrenos e quem ver essa atitude, deve fazer a denúncia no 193.
Em abril de 2021 foi criado em Itajubá o Comitê de Combate a Queimadas que reúne prefeitura, Corpo de Bombeiros, Câmara Municipal, Exército Brasileiro, Guarda Municipal, Polícia Ambiental, Emater e demais órgãos em uma frente de trabalho para o enfrentamento às queimadas.
No município está proibido, por meio decreto, qualquer método de queimadas, mesmo que de forma controlada, em todo o perímetro urbano e rural do município de 7 de maio a 7 de novembro. O valor da multa pode variar de R$ 591,60 a R$ 7.888, dependendo da classificação, gravidade da ocorrência e da metragem do terreno.