Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O cenário de emprego em Itajubá, apresentou um revés no mês de maio de 2024, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. Após meses consecutivos de saldos positivos na geração de empregos, o município registrou um saldo negativo de 35 postos de trabalho, resultado de 909 desligamentos contra 874 admissões.
Os dados de maio revelam que o setor de construção foi o mais afetado, com um saldo negativo de 32 vagas. A indústria também teve um desempenho negativo, com a perda de 9 postos de trabalho, seguida pela agropecuária, que perdeu uma vaga.
Em contraste, o setor de serviços registrou um leve crescimento, com um saldo positivo de 5 empregos, enquanto o comércio teve um saldo positivo de 2 vagas.
ANO POSITIVO. Apesar do desempenho negativo em maio, o saldo acumulado no ano para Itajubá permanece positivo. De janeiro a maio de 2024, foram registradas 5.175 admissões contra 4.324 desligamentos, resultando em um saldo positivo de 851 postos de trabalho. O setor de serviços continua sendo o grande destaque, com um saldo positivo de 736 vagas no ano. Em contrapartida, o comércio vem enfrentando dificuldades, acumulando um saldo negativo de 27 postos de trabalho no mesmo período.
No contexto regional, Itajubá é uma das cidades que mais geraram empregos no sul de Minas Gerais. Com um saldo positivo de 851 vagas no ano, Itajubá se posiciona atrás de Extrema (+2.396), Pouso Alegre (+1.477), Varginha (+1.245) e Poços de Caldas (+974), mas à frente de Passos (+808).
BRASIL. O cenário do emprego em Itajubá vem na esteira do resultado nacional. O Brasil registrou 131 mil novos empregos com carteira assinada em maio. O saldo de empregos é o menor registrado neste ano. Uma das preocupações é o impacto das enchentes no Rio Grande do Sul.
O País acumula criação de 1.088.955 vagas em 2024 até maio, ante 874.289 no mesmo período do ano passado. A taxa de desemprego recuou para 7,1% no trimestre que se encerrou em maio. Este é o menor índice registrado para o período nos últimos dez anos.