Avalie o site


TÉCNICO DO INSS FALA SOBRE OS PRINCIPAIS TIPOS DE APOSENTADORIA

News3

As regras para aposentadoria ainda não mudaram, mas mesmo assim, geram muitas dúvidas no contribuinte. Recebemos no programa Espaço Livre o técnico do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) de Itajubá, Eber Miguel da Silva.

O técnico esclareceu que tem direito ao benefício por idade os segurados que, cumprida a carência, completarem 65 anos se homem, e 60 anos se mulher. A idade mínima é reduzida em cinco anos para os trabalhadores rurais de ambos os sexos e para aqueles que exerçam suas atividades de agricultura familiar.

Na aposentadoria por tempo de contribuição é o benefício previdenciário concedido ao segurado que completar 35 anos no caso dos homens e 30 anos no caso das mulheres. A partir de 30 anos de pagamento ao INSS para homens e 25 anos para mulheres, já é possível o segurado pedir a aposentadoria. Todavia, nesse caso, o homem deverá ter no mínimo 53 anos de idade e a mulher 48 anos. Os valores entre aposentadoria integral e proporcional logicamente serão diferentes, cabendo a pessoa analisar a possibilidade mais vantajosa.

Deixe seu comentário