Avalie o site


SAÚDE: CONSELHO MUNICIPAL BUSCA MELHORIAS NA ÁREA

News3

Itajubá possui o Conselho Municipal de Saúde (CMSI) para tratar de estratégias e políticas públicas na área. Recebemos no programa Espaço Livre o presidente do órgão José Tadeu Chagas de Miranda. Ele esclareceu que o Conselho é constituído por 16 membros titulares e igual número de suplentes, todos voluntários. Destes 50% de usuários, trabalhadores de saúde correspondem a 25%, representantes do governo e prestadores de serviços são 25%.

O CMSI se reúne toda a última segunda-feira do mês e é aberto ao público. Entre as lutas do Conselho, Miranda disse que trabalha para melhorar o acesso às pessoas em tratamento oncológico em Itajubá, pois o SUS (Sistema Único de Saúde) oferece os procedimentos em municípios com no mínimo 500 mil habitantes. Por conta disso, o órgão levantou os custos mensais com viagens, hotel, medicamentos, entre outros, dos pacientes e vai tentar junto a Secretaria de Estado trazer o tratamento para a cidade.

Tadeu falou ainda da importância da participação popular na melhoria da saúde pública. Umas das questões pontuadas por ele, foi que muitos usuários marcam exames e consultas e não comparecem no dia, prejudicando os atendimentos. O número de desistências chega a 20%. O Conselho Municipal de Saúde de Itajubá fica na avenida João Antônio Pereira, 199, Centro, o telefone é o (35) 3621-2782.

Deixe seu comentário