Avalie o site


PRESÍDIO DE ITAJUBÁ: UNIDADE MODELO COMPLETA 10 ANOS EM 2019

News3

O presídio de Itajubá completa 10 anos em novembro de 2019. A unidade é modelo em Minas Gerais, pois mantém diversos projetos filantrópicos e sociais para reinserir os detentos à comunidade. Recebemos no programa Espaço Livre Leandro Palma, diretor de ressocialização, e Rodney Dantas, diretor-geral da instituição.

Dantas explicou que a unidade prisional abriga hoje mais de 600 detentos, destes 160 realizam atividades de trabalho externo e interno. As pessoas selecionadas para as atividades de ressocialização passam por um criterioso processo de seleção, de acordo com o crime cometido etc. Entre os projetos estão: confecção de cabos para a empresa Montec, trabalhos para as prefeituras de Itajubá e Piranguinho; confecção de uniformes para o Sistema Prisional mineiro; serralheria, lavanderia, cozinha, serviços de reciclagem e horta.

Outro projeto que ganha destaque é a confecção de cadeiras de rodas com bicicletas apreendidas pela Polícia Civil, como fruto de crimes e cedidas por um juiz. Em breve, diversas instituições de Itajubá serão beneficiadas com as cadeiras. Palma esclareceu que 25 % da remuneração desses presos fica para custear o gasto dele no presídio, já o restante vai para uma conta pecúlio, da qual 50% fica com a família e os outros 25% para o condenado. Dantas também falou de algumas mudanças na unidade prisional, como a sala confortável para que as famílias aguardem a visita e a suspensão gradativa das visitas íntimas.

Compartilhe:

Deixe seu comentário