Avalie o site


CMTA DE ITAJUBÁ OFERECE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA

News3

O Centro Municipal de Triagem e Acolhimento (CMTA), ou casa de passagem, oferece às pessoas em situação de rua abrigo, alimentação, banho, roupas e atendimento social. A psicóloga e coordenadora da instituição, Ana Lídia Ferreira Di Lorenzo, explicou no programa Espaço Livre que o CMTA é mantido por meio de convênio com a Prefeitura Municipal e atende cerca de 30 pessoas todos os dias.

O maior objetivo da instituição é reinserir o indivíduo na sociedade e resgatar o vínculo familiar. No atendimento social essas pessoas tiram os documentos e são encaminhados aos órgãos de saúde, quando necessário. Migrantes também recebem passagem para que retornem ao seu lar. De acordo com Ana, o Centro atende apenas àqueles que realmente não tem residência, pois muitas pessoas em Itajubá ficam nas ruas, mas possuem casa. Ela acrescenta que a grande maioria dos cidadãos em situação de rua da cidade, possuem problemas com álcool e outras drogas.

Ana Lídia disse ainda que embora muitas vezes seja difícil, o recomendável é não dar dinheiro, roupas ou outros donativos aos moradores de rua. A orientação é encaminhá-los para o centro de triagem, pois lá terão a chance de reinserção na sociedade. Quem quiser doar alimentos, roupas, produtos de higiene pessoal e limpeza para o Centro basta ligar no (35) 3622-2765.

Deixe seu comentário