Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O governador Romeu Zema visitou as obras do primeiro Centro de Hidrogênio Verde de Minas Gerais, localizado em Itajubá. Esta unidade de pesquisa pioneira no Brasil foca em estudos sobre o uso do hidrogênio no abastecimento de veículos, como uma alternativa sustentável aos combustíveis fósseis.
Inaugurado em setembro de 2023, com a presença do Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o centro está em fase final de construção, com cerca de 90% concluída.
“Estou aqui em Itajubá, conhecendo o que pode ser o futuro da energia verde. A primeira usina de hidrogênio verde do estado, uma das primeiras do Brasil. Com o tempo, é só termos uma escala e custo menor para que o hidrogênio verde venha substituir a maioria dos combustíveis fósseis”, destacou Zema.
Segundo o Governo do Estado, desde 2021, Minas Gerais se tornou o primeiro estado da América Latina a aderir à campanha global Race to Zero, liderada pelo Reino Unido, que visa neutralizar as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050.
O Centro de Hidrogênio Verde (CH2V) de Itajubá, alimentado exclusivamente por energia solar, é uma instalação da Unifei. Com um investimento de R$ 25 milhões do governo da Alemanha, através da agência GIZ, o centro inclui disciplinas acadêmicas sobre hidrogênio verde.
“O hidrogênio é considerado verde quando a fonte primária de energia é sustentável, como no caso aqui dos painéis solares. Utilizamos uma corrente elétrica na água para separar o hidrogênio do oxigênio, permitindo estocar energia que não é perene”, explicou o professor Marcos Aurélio de Souza, que tem 32 anos de experiência na área.
Além do centro de hidrogênio, Zema também vistoriou as obras do novo anexo da Unifei, onde funcionará o Centro de Empreendedorismo. Este espaço de coworking, com previsão de inauguração em 2025, será dedicado a alunos do ensino médio da rede pública estadual e universitários, fomentando a pesquisa e a inovação.
– Com informações da Agência Minas