Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O governo de Minas Gerais e a seccional estadual do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) lançaram, nesta segunda-feira (20), um programa que prevê a oferta de 8,1 mil vagas em cursos profissionalizantes a pessoas em situação de vulnerabilidade social. A ação, batizada de “Minas Forma”, terá como prioridade estudos em áreas ligadas ao turismo.
Vinte e quatro cursos vão compor o cardápio da iniciativa. A expectativa é atingir estudantes de 101 dos 853 municípios mineiros, Itajubá está entre os contemplados. Mulheres com mais de 40 anos e jovens que estão fora das instituições regulares de ensino serão as prioridades da iniciativa. O programa inclui capacitação sócio-emocional e acompanhamento sócio-assistencial individualizado.
O governador Romeu Zema ressaltou o impacto potencial desta iniciativa em transformar vidas, destacando a importância de criar oportunidades em vez de distribuir privilégios.
Os primeiros cursos, como Técnicas Básicas para Garçom e Técnicas Básicas para Camareira, começam em Belo Horizonte no final de maio e início de junho, respectivamente. Os cursos variam entre 35 e 100 horas, com bolsa-auxílio de R$ 210 a R$ 600, dependendo da carga horária e da presença regular dos estudantes.
Os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de cada município contemplado ficarão responsáveis pela mobilização do público interessado em se formar por meio da capacitação e lideranças locais e instituições parceiras também poderão encaminhar novos alunos para matrícula.