Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A sessão de julgamento do processo que pede a cassação do mandato do vice-prefeito de Itajubá, Nilo Baracho, que aconteceria na tarde desta quarta-feira, dia 8 de maio, foi adiada. O político está preso sob acusações de envolvimento em dois esquemas de corrupção.
De acordo com informações, o adiamento foi uma solicitação do advogado do vice-prefeito, que teria uma viagem agendada e não poderia comparecer à sessão. Ele apresentou documentos que comprovam a viagem e a direção da câmara acatou o pedido. Não há ainda data para nova sessão.
Quando foi preso, Nilo Baracho foi exonerado do cargo de secretário de saúde, que exercia desde o segundo mandato de Rodrigo Riera, mas não perdeu o cargo de vice-prefeito, para o qual foi eleito pelo voto popular em 2020. Somente um processo pela câmara municipal pode cassar o mandado como vice-prefeito e é justamente este processo que chega agora à reta final.
O pedido de cassação foi assinado pela vereadora Andressa do Coletivo Nossa Voz e pelos vereadores Pedro Gama e Robson Vaz.
Na última reunião da comissão processante, realizada em 30 de abril, o relator, vereador Markinhu Meireles, apresentou um extenso parecer no qual vota pela perda do mandato do vice-prefeito, citando, entre outros pontos, que Baracho “procedeu de modo incompatível com a dignidade e o decoro do cargo”.