Itajubá acumula saldo positivo na geração de empregos no ano de 2023. Os dados são do Novo Caged, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgados nesta quinta-feira (27) pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
A cidade criou 90 novas vagas de emprego formal no mês de julho, destacando um ano positivo na geração de emprego, seguindo o ritmo do Brasil, com acumulado de 465 vagas criadas de janeiro a julho deste ano.
A cidade, entretanto, não está entre as que mais geram novas vagas no Sul de Minas. Pouso Alegre, Varginha e Extrema aparecem como as que mais geram empregos formais na região. Itajubá é a sexta mais populosa, mas é a nona na geração de empregos.
Em Itajubá, nos sete primeiros meses do ano, o que puxou o saldo de empregos para cima foi o setor de serviços com 317 vagas criadas. A construção civil teve também destaque com 148 novos postos de trabalho.
O comércio e a indústria têm tido uma fase ruim na cidade. O setor comercial está estagnado na cidade com três vagas criadas apenas e a indústria fechou 14 vagas em 2023. Nos últimos 10 anos, a indústria fechou 2.662 postos de trabalho na cidade.
No Sul de Minas, Pouso Alegre lidera a geração de empregos, com 1.426 vagas criadas em 2023, seguida por Extrema com 1.358 e Varginha com 1.254. Depois vem Lavras, Três Pontas, Alfenas, Passos, São Sebastião do Paraíso, Machado e Itajubá.