Itajubá está em 30º lugar no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC-BR), que avalia o progresso dos municípios brasileiros para o cumprimento dos objetivos da Organização das Nações Unidas (ONU). Foram avaliados todos os 5.570 municípios a partir de 100 indicadores.
O ranking, realizado pelo Instituto Cidades Sustentáveis, utiliza metodologia da ONU para apoiar soluções sustentáveis às cidades, estados e países.
Itajubá alcançou pontuação geral de 60,55 pontos, de um total de 100 em relatório que mede o progresso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A pontuação de Itajubá é menor que a alcançada no ano passado: em 2022, Itajubá fez 62,82 pontos.
O município integra um seleto grupo de apenas 45 cidades – entre todas as 5.570 cidades brasileiras – avaliadas com nível alto de desenvolvimento.
Santa Rita do Sapucaí é a cidade mais bem avaliada de Minas Gerais, na 6ª colocação nacional. Depois vem Cachoeira Dourada, na 21ª posição. Itajubá é a terceira cidade mineira melhor colocada.
O QUE É O ÍNDICE. É uma ferramenta que visa estimular o cumprimento da Agenda 2030 e uma oportunidade para as cidades se integrarem à mais avançada agenda global de desenvolvimento sustentável. As cidades estão classificadas pela pontuação geral, que mede o progresso total para o cumprimento de todos os 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). A pontuação varia de zero a 100, sendo que 100 é o limite máximo e indica um desempenho ótimo no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Os ODS são: Erradicação da Pobreza; Fome Zero e Agricultura Sustentável; Saúde e Bem-Estar; Educação de Qualidade; Igualdade de Gênero; Água Potável e Saneamento; Energia Acessível e Limpa; Trabalho Decente e Crescimento Econômico; Indústria, Inovação e Infraestrutura; Redução da Desigualdades; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Consumo e Produção Responsáveis; Ação Contra a Mudança Global do Clima; Vida na Água; Vida Terrestre; Paz, Justiça e Instituições Eficazes, e Parcerias e Meios de Implementação.