O projeto será feito com 100% de dinheiro público, vindo do empréstimo que a prefeitura contraiu com bancos; prefeito quer terminar obra até o natal –
A Prefeitura de Itajubá apresentou para membros da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) o projeto de revitalização da Avenida Coronel Carneiro Júnior, a Rua Nova. A reunião aconteceu no último dia 2 de agosto com a presença do prefeito Christian Gonçalves e do vice-prefeito Nilo Baracho.
A Administração ainda não divulgou oficialmente o projeto para a população. As informações são da CDL Itajubá. Na reunião, o prefeito afirmou que a obra será realizada com 100% de recurso público, que vem do empréstimo de R$57 milhões, contraído recentemente pela Prefeitura Municipal.
De acordo com o presidente da CDL, Alexandre Costa Lopes, “a revitalização da Rua Nova tornará o Centro Comercial, como um todo, mais atrativo para clientes e visitantes de nossa cidade. O projeto apresenta um conceito de shopping ao ar livre, não tira o movimento de carros e, ao mesmo tempo, oferece conforto, segurança e tranquilidade aos pedestres”.
O projeto foi feito pela DAC Engenharia. De acordo com a CDL, ele contempla manter o tráfego de veículos, em velocidade menor; calçadas amplas e sem degraus; manter áreas de estacionamento; paisagismo; ilhas de descanso para pedestres; adequação para a mobilidade de idosos e Pessoas com Deficiência.
Durante a reunião, integrantes da DAC Engenharia afirmaram que o projeto tem foco nos pedestres, no conforto para os usuários do comércio, e a ideia é que a obra seja realizada de forma limpa, fácil e rápida, sem quebrar o pavimento. A intenção da prefeitura é que o projeto fique pronto até o natal.
“A revitalização da Rua Nova é um projeto iniciado em 2021. Agora passamos para a próxima fase, uma solicitação feita pelo comércio, que é a revitalização de todo o Centro da cidade, iniciando pela Rua Nova. Apresentamos o projeto, para que todos o conheçam, e para discutirmos, juntos, e tomarmos decisões para ajustes e posterior execução do projeto”, afirmou o prefeito.
Em 2014, a gestão Rodrigo Riera e Christian Gonçalves também anunciou a revitalização da Rua Nova, mas diferente de agora, ela não seria paga 100% com dinheiro público, mas com uma parceria com os comerciantes. O projeto seria feito logo depois da reforma da Praça Theodomiro Santiago, mas não saiu do papel.