Massa de ar seco derruba umidade do ar, o que pode causar danos à saúde; manter a hidratação é necessário –
A massa de ar seco que atinge a Região Sudeste chegou a Minas Gerais – e a tendência é que ela se intensifique no decorrer da semana. A Defesa Civil de Minas Gerais alertou que a massa de ar seco deixa a umidade relativa do ar abaixo do recomendável em todo o Sul de Minas.
Os índices de umidade relativa do ar devem chegar a níveis críticos no estado, na casa dos 10% em alguns lugares. A baixa umidade e o ar seco nos próximos dias podem causar danos à saúde. O órgão reforçou a necessidade de hidratação por conta da variação climática.
Em Itajubá, a umidade pode ficar abaixo dos 20% nos próximos dias, o que é considerado preocupante. A temperatura segue em elevação nos próximos dias, podendo alcançar 30°C na quinta e na sexta, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. A mínima é de 11°C no início das manhãs.
CUIDADOS. De acordo com informações do Ministério da Saúde, o ar seco pode provocar desidratação, que se manifesta no corpo com dores de cabeça, cansaço, fome ou até mesmo falhas no sistema circulatório.
Para evitar tais problemas, é necessário se atentar à ingestão de água. Para se ter uma noção da quantidade que se deve beber ao longo do dia, uma dica é multiplicar o seu peso por 35ml. O consumo deve ser racionado ao longo do dia.
Além disso, a alimentação também deve conter mais frutas, saladas e verduras, que contenham maior quantidade de água. Ultraprocessados devem ser evitados.
Já no caso de nariz irritado, lavar com soro fisiológico pode aliviar os sintomas.