A LG está com planos de construir uma nova fábrica de linha branca no Sul de Minas. A expectativa é que milhares de empregos sejam gerados na região. Poços de Caldas, Pouso Alegre e Extrema estão no páreo, ao lado de outras cidades de Santa Catarina e Paraná.
No entanto, de acordo com informações do Jornal Diário do Comércio, Minas Gerais está à frente, após o corpo diretivo da empresa coreana visitar a região. Poços de Caldas é a favorita para ser a escolha da companhia.
A LG está no Brasil desde 1996 e comercializa no País mais de 350 itens, entre TVs, áudio e vídeo, equipamentos de informática, condicionadores de ar, linha branca e soluções corporativas. Atualmente, a companhia fabrica nas plantas de Manaus a maioria dos produtos vendidos no Brasil.
Como a Midea optou por Pouso Alegre e a Panasonic está situada em Extrema, Poços de Caldas tem vantagem para a instalação da nova fábrica, que poderá criar milhares de empregos. As negociações entre a multinacional e a Prefeitura de Poços de Caldas estão avançando em grandes passos, segundo o jornal.
A Panasonic possui uma fábrica de refrigeradores em Extrema e a Midea, multinacional chinesa, iniciou as obras de instalação em Pouso Alegre em abril. A Midea é uma das maiores fabricantes de eletrodomésticos e equipamentos de climatização do mundo e está investindo R$600 milhões na unidade de Pouso Alegre. A expectativa é que a planta entre em operação em julho de 2024 e gere 700 empregos.