Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A Secretaria Municipal de Saúde de Itajubá comprou 2.835 latas de tinta, de diferentes tamanhos e tipos, apenas para reparos e reformas em unidades de saúde na cidade, entre o início de 2021 e março de 2023. O gasto total apenas com a compra de tintas nesse período foi de R$287.755.
A secretaria comprou 1.471 latas de tintas de 18 litros e 451 latas de 3,6 litros, entre tintas acrílicas e de látex. Além disso, foram 205 latas de 18 litros de tintas de piso, 679 latas de 3,6 litros de tinta de esmalte sintético e 29 latas de 3,6 litros de tinta epóxi.
Levando em consideração somente as latas de 18 litros, que as fabricantes dizem que rende a pintura de 350m² a 500m², dependendo da marca, daria para pintar 514.850 m², no mínimo.
A estrutura da Secretaria de Saúde, segundo o site da prefeitura, é de 14 ESF e 8 UBS, além de outros setores, sendo que vários deles funcionam no mesmo local. Como se sabe, houve reformas em apenas algumas unidades de saúde da cidade, o que seria insuficiente para justificar o uso de tanta tinta.
Em abril, a Rádio Itajubá FM trouxe a notícia de que a Secretaria de Saúde havia gasto mais de R$2 milhões com material de construção e reforma de unidades de saúde de junho de 2022 a março de 2023. A informação veio do ex-secretário de saúde e ex-vereador Ricardo Zambrana, que percebeu compras atípicas de materiais de construção na secretaria de saúde e questionou o conselho de saúde, que prometeu respostas, mas até o momento, o assunto não voltou à pauta das reuniões do conselho.
Zambrana, que ocupou a pasta da saúde durante o primeiro mandato de Rodrigo Riera, afirmou em programa da Rádio Itajubá que os gastos com reformas de postos de saúde jamais atingiram números tão elevados e em tão pouco tempo.
O vereador Pedro Gama (PV) fez um requerimento à prefeitura no dia 27 de março pedindo informações sobre aquisição de materiais de construção pela Secretaria Municipal de Saúde. A secretaria respondeu ao vereador com as informações e afirmou não haver nada em estoque.
A Rádio Itajubá está fazendo um levantamento destas compras da secretaria de saúde, entre outros itens, há compras atípicas de torneiras, telhas, telas de alambrado, entre outras coisas.