As tarifas de energia elétrica nas residências atendidas pela Cemig ficarão 14,91% mais caras a partir do próximo domingo, dia 28. O anúncio foi feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na última terça-feira.
A Revisão Tarifária, que ocorre a cada cinco anos, é baseada nos investimentos realizados pela Cemig em sua área de concessão e nos custos operacionais. Além disso, são considerados os reajustes de outros itens da tarifa, como compra de energia, transmissão e encargos setoriais.
A tarifa ficou mais alta do que o esperado, uma vez que a Aneel estimava um aumento de quase 12% para os consumidores residenciais com a revisão tarifária. O cálculo das tarifas de energia elétrica leva em conta a compra de energia, os custos de transmissão e distribuição, encargos do setor e tributos como o ICMS e o PIS/Cofins.
O anúncio da tarifa da companhia é sempre feito pelo órgão regulador do sistema elétrico na terça-feira anterior ao dia 28 de maio, que é a data definida para o reajuste das tarifas da Cemig conforme determina o contrato.