A Secretaria de Saúde de Itajubá é alvo de um inquérito no Ministério Público de Minas Gerais que investiga o suposto beneficiamento do Hospital de Clínicas pelo secretário e vice-prefeito Nilo Baracho.
Aberto no final de março deste ano, um inquérito apura a denúncia de que o atual vice-prefeito e secretário de Saúde, Nilo Baracho, estaria, na condição de mandatário do SUS, beneficiando o Hospital de Clínicas de Itajubá, através dos recursos públicos recebidos por convênios municipais, estaduais e federais.
O vice-prefeito ainda é alvo de outro inquérito no MP, aberto em 2021, que investiga supostas irregularidades ocorridas na Secretaria Municipal de Saúde, incluindo o pagamento de diárias aos motoristas lotados na secretaria e a utilização de veículos oficiais sem portarias de viagem.
O inquérito civil é um tipo de procedimento investigatório instaurado pelo Ministério Público para descobrir se um direito coletivo foi violado. Quando comprovadas irregularidades, o inquérito civil pode resultar na elaboração de um termo de ajustamento de conduta (TAC) ou propor ação civil pública (ACP). Caso contrário, o inquérito é arquivado.