A Polícia Civil de Minas Gerais cumpriu sete mandados de busca em Itajubá e apreendeu materiais ligados a crimes de ódio, apologia ao nazismo e violência extrema. Dois adolescentes também foram apreendidos e levados para Belo Horizonte.
Os mandados são resultados de diversas atividades realizadas pela polícia com o objetivo de prevenir e reprimir crimes no ambiente escolar, além de orientar e tranquilizar a comunidade. As ações fizeram parte de uma operação coordenada com o nome de Escola Segura.
De acordo com a polícia, por meio de investigações, a equipe da Delegacia de Itajubá identificou os suspeitos que utilizavam as redes sociais para práticas criminosas. Os adolescentes foram encaminhados a Belo Horizonte para ficar à disposição da Justiça. Nenhuma ameaça que fizesse menção a ataques ou massacres a escolas foram identificadas.
A equipe de policiais civis de Itajubá ainda realizou atividades dirigidas a professores, diretores e pais das escolas das redes pública e particular da cidade. Foram estabelecidos também o estreitamento dos canais de comunicação entre as instituições de ensino e a PCMG, além da realização de visitas direcionadas às instituições e residências.
A polícia ainda orientou o quanto é perigoso e prejudicial a criação, divulgação e compartilhamento de notícias falsas que geram insegurança, pânico e instabilidade, além de esta prática caracterizar crime.