Um temporal, com 60 milímetros e ventos fortes, que caiu na tarde desta segunda-feira (27), causou alagamentos em ruas, derrubou muros, inundou casas, invadiu salas da Unifei (Universidade Federal de Itajubá) e o plenário da Câmara Municipal em Itajubá. De acordo com o Corpo de Bombeiros, 12 pessoas ficaram ilhadas e nove desalojadas.
Segundo os militares, foram registradas ocorrências nos bairros Santo Antônio, São Vicente, Cantina, Varginha, Boa Vista, Medicina, Vila Rubens, São Sebastião e Nossa Senhora de Fátima. Um muro no cemitério do bairro Cruzeiro caiu e deixou seis desalojados.Também houve uma queda de árvore no bairro Estiva e um deslizamento de terra no bairro Vila Isabel. No total, nove pessoas ficaram desalojadas.
Já a Defesa Civil, informou que uma família foi colocada em um hotel pela prefeitura, após a casa que eles moram ser destelhada. Os prejuízos são contabilizados na cidade.
Temporal alaga ruas, inunda casas e universidade em Itajubá
De acordo com pesquisadores da Unifei, foram cerca de 60 milímetros de água. A chuva começou por volta de 17h e teve ventos fortes, a tempestade durou cerca de meia hora, o suficiente para causar transtornos.
Foram registrados vários pontos de alagamentos. Os bairros mais atingidos foram o Vila Rubens, Vila Poddis, Cantina, Medicina, Centro, Nossa Senhora de Fátima e BPS, onde o Ribeirão José Pereira transbordou e a avenida principal ficou alagada. Árvores e galhos também caíram na cidade.
Além de casas, as águas invadiram instituições de ensino da cidade. O estacionamento da Unifei ficou inundado e uma sala também ficou alagada. De acordo com a assessoria da universidade, cerca de 70% do campus foi atingido pelo temporal. Houve perda de equipamentos dos laboratórios.