Uma grande operação da Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar, teve como alvo combater o roubo de cobre em Itajubá nesta quinta-feira (16). Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão e quatro empresários suspeitos de receptação foram conduzidos à delegacia. A operação contou com 52 policiais civis e militares e fiscais da prefeitura acompanharam a ação.
De acordo com a Polícia Civil, a operação Capere dá continuidade às investigações realizadas em 2022, na qual pessoas envolvidas com o roubo de cobre foram presas. Nesta fase da operação, os depósitos de reciclagem e outros comércios que fazem a receptação desse material foram alvos e casa dos proprietários.
Quatro empresários suspeitos de receptação foram conduzidos para a delegacia. Também foram apreendidos celulares e materiais, como fios, cabos, torneiras, placas veiculares que os suspeitos não souberam dizer a origem ou de quem teriam comprado.
Ainda de acordo com a polícia, esse tipo de crime tem aumentado na região e, além do prejuízo financeiro, deixa residências, estabelecimentos comerciais, hospitais, edifícios, clínicas, prestadores de serviço, como a de telefonia, sem energia elétrica, tendo ainda suas produções interrompidas.