
O Hospital de Clínicas de Itajubá realizou o primeiro transplante de medula óssea com células congeladas do Sul de Minas.
De acordo com a instituição, “ realizamos a coleta das células-troncos e estas foram enviadas para criopreservação (congelamento) no Hospital Israelita Albert Einstein, nosso consultor de longa data que nos tutora durante todo o processo de TMO”, disse em nota. A pega da medula ocorreu no 9° dia, o que caracteriza o completo sucesso do procedimento.
Em janeiro de 2022, o hospital de Itajubá realizou o primeiro transplante de medula óssea do Sul de Minas. José, morador de Monte Sião, foi o paciente transplantado. O procedimento foi realizado com apoio do Hospital Israelita Albert Einstein, que está entre os 50 melhores do mundo.
Poucos hospitais no Brasil têm o procedimento realizado no Sul de Minas. Há cerca de dois anos, a instituição recebe consultoria do Hospital Albert Einstein, que auxiliou a implantação do TMO em Itajubá.
O procedimento do hospital itajubense é pioneiro no Sul de Minas e recebeu credenciamento do Ministério da Saúde para ser realizado pelo SUS, convênios e particulares.