Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A Expresso Valônia, responsável pelo transporte coletivo em Itajubá, irá retomar, a partir desta sexta-feira (10), duas linhas do bairro rural São Pedro. Entretanto, a retomada será de forma experimental.
Segundo funcionários da empresa, a concessionária irá avaliar se há passageiros suficientes para manter o itinerário. O ônibus sairá do bairro às 5 h55 da manhã, e voltando às 16h40 da tarde. Porém, o ônibus irá apenas até o bairro São Pedro, e não irá até o bairro dos Freire. O ponto de partida e o ponto final serão na rodovia, no próprio bairro São Pedro.
Após 23 dias sem condução e pressão de moradores, no dia 24 de agosto, duas linhas foram restabelecidas no bairro Rio Manso . Muitas pessoas que moram no local chegavam a andar 10 km a pé para pegar o ônibus no bairro Ano Bom, o mais próximo da região, e muitos perderam os empregos por falta de condução.
A Valônia retomou as linhas das 5h40 e 18h10, após o caso ser retratado em uma rede de televisão. A empresa ainda não informou sobre a volta de demais itinerários.
CRISE NO TRANSPORTE COLETIVO E MINISTÉRIO PÚBLICO
Após quase três semanas de paralisação, no dia 20 de agosto, a prefeitura acionou o Ministério Público para tentar resolver a situação do transporte coletivo em Itajubá.
De acordo com nota da administração municipal, um requerimento enviado ao órgão, que age como fiscal da lei, atuando na intermediação de conflitos e na defesa do interesse coletivo. Ainda não se trata de judicialização.
No dia 30 de julho a prefeitura anunciou que notificou a Valônia. Segundo a administração municipal, a Lei 2498/2003, obriga a empresa de transportes a informar à prefeitura, com 90 dias de antecedência, sobre qualquer possível ação de paralisação dos seus serviços.
Por outro lado, a empresa notificou a prefeitura novamente. A Expresso Valônia alega apresentar problemas financeiros desde maio de 2020. Na época, o gerente da empresa Romeu Fiuza disse que a empresa poderia parar de rodar e o motivo seria a queda de 90% do faturamento.