O retorno das aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino deve acontecer na próxima segunda-feira (23). O programa Espaço Livre desta segunda-feira (17) recebeu os vereadores do mandato coletivo Nossa Voz (PT) Andressa Daiany e Bruno Prudente, que falaram de forma extraoficial sobre o retorno.
De acordo com a vereadora, “na verdade, após a saída do ex-secretário uma nova data foi colocada. No dia 23 esse retorno deve acontecer. Parece que com a entrada de um novo secretário e a saída do anterior, que tinha uma visão muito parecida com a nossa, que é o foco na segurança dos profissionais, dos alunos e de seus familiares, então após a saída dele, uma nova data foi apresentada”, explicou.
As ouvintes Rosângela e Regilene, que participaram do programa, compartilharam com a Rádio Itajubá, por meio do WhatsApp, mensagens da Escola Municipal Theodomiro Santiago confirmando a data do retorno.
Segundo a mensagem “informamos que as aulas presenciais retornarão no dia 23 de agosto para o Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e no dia 30 de agosto para a Educação Infantil (Pré I e Pré II). Todos os detalhes serão explicados em uma reunião online com a professora de seu filho, que acontecerá em breve. Direção EMTS”, diz o texto.
A prefeitura ainda não publicou em seus canais oficiais a data do retorno.
RETORNO ADIADO E MUDANÇA DE SECRETÁRIO
O prefeito Christian Gonçalves (DEM) anunciou no dia 10 de agosto que o retorno das aulas presenciais da Rede Municipal de Ensino estava suspenso em Itajubá. A medida causou grande repercussão na cidade.
Segundo o chefe do executivo, a alteração foi necessária para que as escolas recebam os alunos de forma adequada e a cidade aguardava a chegada de insumos para o retorno, como máscaras e aventais. Além disso, o transporte dos alunos com a paralisação parcial de linhas da Valônia e motoristas com comorbidades, também pesou na decisão.
Na sexta-feira (13) o secretário de educação da prefeitura de Itajubá, Peter Luiz Pereira Rennó, pediu exoneração do cargo após oito meses como responsável pela pasta. Dentre os motivos apontados por ele em uma entrevista a uma rádio local, estão divergências com a administração municipal.
A prefeitura de Itajubá nomeou, nesta segunda-feira (16), o novo secretário de Educação da cidade Junior Fraga Bastos, que era o responsável pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da prefeitura de Itajubá, e foi remanejado para a Educação após Rennó pedir demissão.