O retorno das aulas presenciais da Rede Municipal de Ensino está suspenso em Itajubá. O anúncio foi feio pelo prefeito Christian Gonçalves (DEM) em entrevista nesta segunda-feira (10) a uma rádio local.
De acordo com o chefe do executivo, as aulas retomam ainda no mês de agosto, mas sem data definida. “Estava programado do dia 2 até o dia 11 o treinamento e a capacitação dos nossos professores, e,se tudo desse certo, o início das aulas no dia 12. Infelizmente isso não vai ser possível ainda. A gente acredita que ainda esse mês teremos o retorno presencial das nossas crianças na rede pública. Ainda estamos vivendo uma pandemia e temos que tomar muito cuidado”, explica.
Segundo o prefeito, a alteração é necessária para que as escolas recebam os alunos de forma adequada. “ O motivo se deu por conta do transporte por parte da Valônia e também por parte da prefeitura, que está organizando as vans e temos que ver os motoristas e profissionais da educação com relação a comorbidades, quem ainda não pode atuar na linha de frente”, relata.
Gonçalves também diz que aguarda a chegada de insumos para o retorno. “São diversas questões, mas a maioria deles eu assumo a responsabilidade de a gente não conseguir oferecer jalecos a todos os profissionais, a compra das máscaras para todas as crianças, que ainda tivemos dificuldades e não tivemos empresas na última licitação, mas vai acontecer essa semana e a gente torce para ter uma empresa para fornecer”, diz.
No dia 2 de julho a prefeitura publicou o Decreto Nº 8.510/2021, que dispõe sobre a autorização do retorno gradual e seguro das atividades escolares presenciais na rede pública e privada de ensino na cidade.
Para retornar às atividades escolares presenciais, as instituições devem observar as diretrizes estabelecidas no Plano Minas Consciente como: conscientização, retorno gradual, híbrido, monitoramento, protocolo sanitário, entre outras medidas.