tajubá possui mais de 450 mil em caixa para serem usados em projetos em prol da criança e do adolescente. O dinheiro vem do Fundo para Infância e Adolescência (FIA), na qual quem contribui com o Imposto de Renda (IR) pode destinar de 3% a 6% para a iniciativa de amparo social, sem nenhum custo na declaração.
Para falar sobre o tema, recebemos no Programa Espaço Livre desta segunda-feira (12) a delegada do Conselho Regional de Contabilidade, Elaine Guimarães, e Sérgio Antônio da Silva, chefe da Receita Federal de Itajubá. De acordo com a especialista, a destinação para o FIA em 2021 foi de 75%, com mais de R$60 mil reais em recursos.
Segundo Silva, as destinações são importantes para o fortalecimento dos projetos sociais das cidades e a comunidade consegue identificar e fiscalizar a aplicação do recurso. Além de ser um exercício da cidadania.
O edital para a inscrição de projetos já está disponível no site da prefeitura de Itajubá. Para participar, a entidade deve estar credenciada no Conselho Municipal Dos Direitos da Criança e do Adolescente. O FIA é um fundo público que tem como objetivo financiar projetos que atuem na garantia da promoção, proteção e defesa dos direitos dessa parcela da população e não pode ser usado para manutenção de entidades.
Confira o edital: