O Comitê Extraordinário Covid-19, grupo que se reúne semanalmente para avaliar a situação da pandemia em Minas Gerais, avançou a microrregião de Itajubá para a Onda Amarela do Programa Minas Consciente.
Caso a prefeitura acate a decisão do comitê, a partir deste sábado (10) todos os serviços são permitidos seguindo os protocolos sanitários específicos.
Na Onda Amarela, o distanciamento entre as pessoas deve ficar em 1,5 metro, os estabelecimentos devem manter a capacidade de 4m² por cliente, eventos poderão ter até 250 pessoas e o limite de ocupação pode chegar a 75%. A aferição de temperatura, o uso de máscaras e o uso do álcool em gel, continuam sendo obrigatórios nos ambientes.
Segundo o Minas Consciente, a macrorregião Sul, que Itajubá faz parte, continua na Onda Vermelha do programa.
MINAS CONSCIENTE
O Minas Consciente foi criado pelo governo de Minas Gerais para possibilitar o retorno seguro das atividades comerciais mediante a pandemia de covid-19.
Nele, os municípios de maior porte, com mais de 30 mil habitantes, e também aqueles que apresentaram mais de 50 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias deverão respeitar as indicações de ondas para as macro ou microrregiões, cabendo aos prefeitos decidirem por qual diretriz optar.
As ondas são definidas por um comitê com base na incidência da covid-19 na localidade, na capacidade de atendimento e na velocidade de avanço da doença. São quatro ondas: Roxa, Vermelha, Amarela e a Verde.
Para a inclusão na Onda Verde, a menos restritiva, as cidades precisam estar há 28 dias consecutivos na onda amarela, sem sofrer retrocessos durante esse período.