O Hospital de Clínicas de Itajubá divulgou em seu boletim da última sexta-feira (26) que está superlotado por conta da grande quantidade de internações de pacientes com o novo coronavírus. A taxa de ocupação nos leitos de enfermaria chegou a 163,3%. Neste cenário, o prefeito de Maria da Fé, Adilson dos Santos (PTB), anunciou que pacientes da cidade vizinha com covid-19 estão tendo a internação recusada em Itajubá.
Segundo vídeo publicado nas redes sociais neste domingo (28), o prefeito da cidade vizinha afirma estar preocupado com a situação. “Tivemos uma surpresa neste sábado. Agora está instalado o caos. Hoje o hospital de Itajubá e o sistema de saúde de Itajubá negou atendimento para dois pacientes de covid-19 do nosso município”, afirma.
Santos disse ainda que mais de 70 pacientes da microrregião aguardam por vagas em Itajubá e a cidade está com a capacidade máxima ocupada. “Estamos muito preocupados, pois Itajubá está com a capacidade máxima”, diz.
Em meio a crise, o prefeito de Maria da Fé anunciou que a cidade irá montar uma ala de covid, com a compra de mais um respirador e a contratação de médicos. Ele fez um apelo aos marienses para que evitem vir à Itajubá, pois a cidade tem apresentado altos índices de infecção pela covid-19 e pode influenciar no aumento de contágio na cidade.
Para tentar conter um colapso na saúde, a prefeitura de Itajubá anunciou a implementação de 17 novos leitos de UTI nos hospitais da cidade, dez para o Hospital de Clínicas e sete para a Santa Casa. A medida foi anunciada neste domingo (28), porém a administração municipal não informou a partir de que data as novas vagas começarão a funcionar.