Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Itajubá aderiu ao programa Minas Consciente no dia 3 de agosto. Com a medida, a cidade segue a orientação do estado para a flexibilização de setores não essenciais do comércio. O Governo de Minas divulgou nesta quinta-feira (20) novas deliberações para o programa. As academias de ginástica e clubes passam para a Onda Amarela, que permite a reabertura desses segmentos neste sábado (22).
A inclusão das academias na Onda Amarela, ocorreu após pedido da Associação Mineira de Municípios, aprovado nesta quarta-feira (19) pela equipe do programa. Assim como bares e restaurantes, esses locais devem reabrir seguindo regras sanitárias. Também entraram nesse novo protocolo as escolas de atividades esportivas, como futebol e natação; e as agências de viagem.
Apesar da medida, os protocolos da Onda Amarela nesses segmentos serão mais restritivos e o funcionamento completo só será permitido na Onda Verde. As academias deverão seguir várias regras como maior limitação por metragem de 10m², horários agendados, fechamento para limpeza a cada duas horas, uso de profissionais para limpeza dos equipamentos, medição de temperatura, distância de três metros a cada equipamento, entre outras determinações.
No Minas Consciente além das macrorregiões, os dados das 62 microrregiões mineiras foram considerados, permitindo que elas sejam divididas por ondas, conforme as realidades específicas. A microrregião de Itajubá também está na Onda Amarela, permitindo a maior flexibilização desses setores.
As ondas são definidas por um comitê com base na incidência da covid-19 na localidade, na capacidade de atendimento e na velocidade de avanço da doença. São três ondas: a Vermelha, Amarela e a Verde. Para avançar para a Onda Verde, as cidades precisam estar há 28 dias consecutivos na onda amarela, sem sofrer retrocessos durante esse período.