Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Desde a tarde deste domingo (9), o Corpo de Bombeiros combate um incêndio em vegetação, que já atinge três bairros de Itajubá. As chamas começaram no bairro Medicina e rapidamente se propagaram para o Anhumas; e o morro que liga a região ao bairro Nossa Senhora de Fátima. Até o momento, dois hectares pegaram fogo.
De acordo com o sargento Jaime Campos, os trabalhos foram até às 21h do domingo, sendo retomados na manhã de hoje (10). Ele esclareceu que a área toda tem focos, porém é uma região de pedreira e de difícil acesso. “Muitas pessoas nos ligaram e estamos no trabalho, alguns focos são em locais de pedreira de difícil acesso”, diz.
Na última semana, Itajubá teve vários incêndios em áreas de pastagens. Na terça-feira (4), quase 15 hectares pegaram fogo nos bairros Vila Isabel, BPS e Pinheirinho. As chamas foram controladas após dois dias de trabalho.
Também tiveram focos nos bairros Novo Horizonte, Santo Antônio e Serra dos Toledos. No sábado (8), um galpão de uma construtora, que guardava madeira, pegou fogo no bairro Jardim das Colinas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio começou em um lote vago e se propagou para o galpão de 300m².
Estamos no período de estiagem e tempo seco, que favorece as queimadas. Campos faz um alerta para que a população ajude o Corpo de Bombeiros, denunciando quem ateia fogo em pastagem.
Segundo a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), quem provoca fogo em mata ou florestas, comete crime e pode ficar até quatro anos preso, além de pagar multa. Se o crime for culposo, sem intenção, a pena é de detenção de seis meses a um ano e multa.