Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Quem tira ou modifica o escapamento de motocicletas, deixando o veículo barulhento, comete infração grave, de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, e está sujeito a multa. Em Itajubá, 50 motociclistas foram autuados pela prática esse ano. A informação foi dada com exclusividade no programa Espaço Livre desta quinta-feira (02) pelo sargento da Polícia Militar Dario.
O militar explicou que além da multa de R$195 e dos cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), os motoristas infratores tiveram que trocar o escapamento das motocicletas pela versão original. “ Não pode mudar as características originais do veículo, motorista não é inventor. Para fazer mudanças, deve-se passar pelo Inmetro e mudar o documento. Aqui, o lugar mais perto pra alterar é Pouso Alegre e não fica barato”, diz.
Dario disse ainda que a PM realiza fiscalizações nos bairros para combater esse tipo de infração e que as motos irregulares podem ser apreendidas. Além disso, o cidadão pode anotar a placa e fazer a denúncia no 190. “Além de crime de trânsito, escapamento modificado barulhento fere a Lei do Silêncio Municipal e vai contra o Código de Postura de Itajubá, que é de no máximo 70 decibéis”, conta.
O sargento explicou também sobre as bicicletas motorizadas. Quem quiser utilizar esse tipo de veículo, precisa ter mais de 18 anos, usar capacete, colocar retrovisor, luz branca na frente e vermelha na traseira do veículo, além de respeitar os limites de velocidade. Ele também falou sobre as cinquentinhas, o abuso do álcool ao volante e respondeu às perguntas dos ouvintes.