Avalie o site

Suicídio: saiba como conseguir ajuda

News3

O suicídio é a quarta maior causa de morte de jovens entre 15 e 35 anos no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. A enfermeira Débora Vilela, diretora da Faculdade de Enfermagem Wenceslau Braz e mestre em enfermagem psiquiátrica, participou do Programa Espaço Livre para falar sobre esse tema que ainda é tabu.

A especialista explicou que o suicídio é desfecho de uma doença física e mental e 80% dos casos podem ser evitados. Existem diversos fatores de risco como: medo, tristeza, solidão, mágoa, álcool e drogas; angústia, sexualidade, saúde mental, entre outros. Em Itajubá de 2012 a 2014 houve 30 casos de suicídio, um número elevado em relação à população do município. No país a cada 3 segundos alguém atenta contra a própria vida.

A Faculdade Wenceslau Braz oferece gratuitamente o grupo de apoio Roda de Terapia Comunitária, que acontece nas últimas sextas-feiras de cada mês, às 14h. Nele as pessoas deprimidas, parentes e amigos de suicidas recebem apoio adequado. Para mais informações ligar no 3622-0930 e falar com a enfermeira Mirtes. Também existe o DISQUE 188 do Centro de Valorização da Vida, telefone gratuito para atender e ouvir as pessoas com pensamentos suicidas.

Compartilhe:

Deixe seu comentário