Avalie o site

SAMU REALIZA 200 ATENDIMENTOS POR MÊS EM ITAJUBÁ

News3

O Sul de Minas é a terceira região de Minas a fazer parte do maior consórcio de saúde do país, o CISSUL SAMU. Itajubá possui há quase quatro anos a Base Descentralizada do SAMU, que conta com duas ambulâncias, uma delas UTI móvel avançada. Recebemos no programa Espaço Livre o secretário executivo do serviço, Jovane Ernesto Constantini.

Constantini explicou que a Base de Itajubá atende o município e mais 14 cidades da região. Quando o cidadão tem algum problema sério e urgente de saúde, deve acionar o SAMU, no 192, o Corpo de Bombeiros possui um caráter técnico para acidentes, por exemplo. Muitos casos são atendidos, inclusive, pelos dois órgãos, que trabalham em cooperação para o bem do cidadão.

Na ligação a triagem dura em média um minuto e meio e é passado ao médico, a fim de verificar se é caso para o SAMU in loco ou não, muitas vezes, por telefone, é possível auxiliar na ocorrência. A central fica em Varginha e atende 152 municípios, ele falou da importância de as pessoas terem consciência e não usarem as ambulâncias para tentar atendimento prioritário em prontos-socorros sem a necessidade, pois tiram vagas urgentes. Também explicou sobre o trote, que é crime.

O SAMU ainda realiza projetos para a comunidade como o “SAMUZINHO NA ESCOLA”. Em primeira mão o secretário informou que em 2019 as escolas da cidade participarão da iniciativa; e 40 crianças da 5ª série aprenderão primeiros socorros. Hoje o serviço realiza 200 atendimentos ao mês e 12 por dia. Itajubá é a quarta cidade em número de atendimentos no Estado

Compartilhe:

Deixe seu comentário