Avalie o site

OUTUBRO ROSA: ENFERMEIRA FALA SOBRE PREVENÇÃO AO CÂNCER

News3

Outubro é o mês de conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama, o mais comum entre as mulheres. Para falar sobre o combate aos cânceres de mama de colo de útero, recebemos no Programa Espaço Livre a enfermeira da Faculdade Wenceslau Braz, Valquíria Costa.

A profissional da saúde explicou que na maioria dos casos de câncer de mama não há uma causa específica, mas existem alguns fatores que associados ao aumento do risco de desenvolver a doença como: idade, hormônios, obesidade, tabagismo, consumo de álcool, entre outros. Além da presença de nódulo estranho na região, uma forma de constatar a doença é analisar irregularidades na pele, secreção no seio e caroços na axila.

Já o câncer do colo do útero é desenvolvido, em sua maioria, por meio da infecção pelo vírus HPV, doença sexualmente transmissível. A enfermeira explicou que a vacina contra o vírus é grande aliada para que no futuro haja diminuição da doença. Para ela, a melhor maneira de evitar os cânceres de mama e colo do útero é a prevenção, com o autoexame, mamografia e Papanicolau ou preventivo; e a mulher deve sempre procurar o posto de saúde próximo a sua casa.

Compartilhe:

Deixe seu comentário