Avalie o site

NÚCLEO DA UNIFEI PROMOVE ENSINO INCLUSIVO

News3

De acordo com o Censo IBGE /2010, mais de 45 milhões de pessoas declaram tem algum tipo de deficiência no Brasil. Recebemos no Programa Espaço Livre a professora Paloma Rodrigues do Núcleo de Estudos em Formação Docente, Tecnologias e Inclusão (NEFTI) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei).


O Núcleo foi fundado em 2013 e trabalha conteúdos da ciência de uma forma inclusiva. Os alunos de licenciatura em Biologia, Física, Química e Matemática, bem como outras pessoas da área da educação, desenvolvem o projeto Práticas inclusivas no Ensino de Ciências, que atende 25 alunos da educação básica com deficiência da cidade. Esses estudantes vão à universidade uma vez por semana e aprendem conteúdos de forma adaptada. O projeto foi premiado pela Fundação Carlos Chagas, por seu caráter inovador.
Paloma esclareceu que por lei a inclusão tem que ser inserida nas licenciaturas, o NEFTI promove a interação da academia com a prática por meio do projeto na educação básica. Ela ressaltou ainda a importância da universidade como um agente de melhorias na comunidade. Hoje 30 alunos estão envolvidos na iniciativa, além disso, possui parcerias com a Escola Novo Tempo e a Superintendência Regional de Ensino.
De acordo com a acadêmica a Unifei pretende ser referência no Sul de Minas em inclusão e é pioneira com um Núcleo de estudo e pesquisa sobre o tema. O NEFTI ainda oferece cursos para os demais professores da cidade sobre práticas inclusivas, como Libras e o Automaquiagem Inclusiva, que será no dia 19 de junho. Para mais informações ligar no (35) 3629-1962.

Compartilhe:

Deixe seu comentário