Avalie o site

ENTREVISTA PRÉ-CANDIDATO AO GOVERNO DE MINAS MARES GUIA

News3

Recebemos no Programa Revista da Manhã o ex-secretário de Estado de Educação, ex-deputado e pré-candidato ao governo de Minas Gerais, João Batista Mares Guia. O sociólogo explicou que resolveu voltar ao meio político depois de 20 anos, após ser convidado pelo partido Rede Sustentabilidade e por acreditar que é capaz de resolver os graves problemas econômicos do Estado.

De acordo com o pré-candidato, a primeira medida para tirar Minas da crise financeira será cortar 25% dos cargos comissionadas e os outros 75% serão escolhidos por meritocracia e competência. Também irá suprimir cinco secretarias excessivas que serão incorporadas em outras, virando políticas públicas. Com esses dois decretos, segundo Mares Guia, no primeiro dia de mandato já economizará meio bilhão de reais. A terceira medida será uma auditoria na folha de pagamento, pois o Tribunal de Contas do Estado concluiu que há 102 mil servidores ganhando uma segunda remuneração ilegalmente.

Falou também das ações para Itajubá como a finalização na obra do aeroporto, fundamental para atrair investimentos, a retomada do projeto Itajubá Tecnópolis e a busca em parcerias para o Laboratório Senai. Outra questão fundamental na cidade será a saúde, pois o pronto-socorro está com problemas de qualidade no atendimento e é necessário a atuação do consórcio intermunicipal e todas as prefeituras devem ajudar financeiramente. Para isso, é necessário governabilidade e boa administração.

Mares Guia ainda esclareceu sobre o financiamento no BDMG, que irá ser mais próximo aos pequenos produtores rurais e alavancar esse setor tão importante para o Estado. Também irá criar o microcrédito para os pequenos empreendedores. Na educação irá investir na formação técnica, na escola em tempo integral e irá buscar junto ao Governo Federal a readequação do repasses do Fundeb  para a educação infantil, hoje insuficiente.


Compartilhe:

Deixe seu comentário