Avalie o site

ELEIÇÕES 2018: SAIBA O QUE PODE OU NÃO NO DIA 7 DE OUTUBRO

News3

No dia 7 de outubro os brasileiros irão escolher os novos representantes do país e definirão nas urnas: presidente, governador, deputado federal, deputado estadual e dois senadores. O chefe do Cartório Eleitoral de Itajubá, Alex Toledo, participou do Programa Espaço Livre e falou do processo eleitoral e das regras que precisam ser seguidas em 2018.

Alex esclareceu que Itajubá possui mais de 70 mil eleitores e que a biometria é facultativa no município. O procedimento será obrigatório até 2022 e após a votação, no dia 5 de novembro, os cadastros serão retomados. Para ele é um método mais seguro. Para inscrição eleitoral o Cartório de Itajubá atende as cidades de: Itajubá, Wenceslau Braz, Marmelópolis e Delfim Moreira.

Alex disse que quem perdeu o título de eleitor tem até o dia 27 de setembro para requerer um novo documento e quem não for votar, e não justificar, arca com uma série de problemas. Toledo ainda esclareceu o que pode ou não no pleito. Eleitores que divulgarem pesquisas falsas, sem serem registradas, pelas redes sociais estão sujeitos a multa que pode chegar a mais de R$100 mil reais. Mitos ainda foram esclarecidos, como os votos brancos e nulos que não vão para o candidato mais votado e sobre o flagrante no dia da eleição, que ocorre normalmente.

Compartilhe:

Deixe seu comentário